terça-feira, 28 de julho de 2009

Meu pé de laranja lima

O livro é bem antiguinho, mas é de uma singeleza que faz com que tenhamos vontade de ter sido um menino levado. Meu pé de laranja lima, do José Mauro de Vasconcelos é um dos mais lindos que já li. Não tem a beleza filosófica d'O pequeno príncipe, de Antoine de Sant Exupéry. Talvez por representar uma infância possível pra mim, que vim de uma família pobre, que tenho as histórias do meu pai e da minha mãe de crescerem numa cidade muito mais verde, muito mais pacata, O meu pé de laranja lima toque tanto.
Não preciso nem dizer que leio e choro e riu muito, pelas mazelas do pobrezinho do Zezé e pelas suas diabruras também.
Nunca vou esquecer o dia que acabei de ler o livro, já estava com dezesseis anos, numa manhã quente de verão, e chorava copiosamente. Minha mãe foi quem pediu pro meu irmã tirar o livro na biblioteca do sesi, que era pertinho da minha casa. Todos lemos, ele, que bem se parecia com o Zezé em suas capetices, a mãe, que já tinha lido na juventude e eu.
Este livro virou um "livro de família", a gente fala bem dele, faz beicinho quando lembra alguma passagem triste, enfim, vive a história todo o tempo, quando lê e quando relembra. Eu comprei o livro para ler para os meus sobrinhos. Estou lendo sozinha primeiro, para relembrar coisas esquecidas. E tenho certeza de que quando ler para eles vou chorar, de novo, e as crianças irão rir, de mim.

Um comentário:

Nina disse...

Leli!!!!!!!!! esse é o livro da minha vida :)

eu tinha 13 qd conheci, na escola, como foi lindo. depois ficou com a gente lá em casa, tbm, as minhas irmãs liam por minha causa, e uma delas ficou tao apaixonada que até riscou meu nome e colocou o dela lá na livro, olha que fresquinha?!!

rsrsrs

eu amo, meus filhos já leram, minha filha é uma devoradora de livros, mas meu filho nao curte leitura :( um dia eu falei: ohh molequinho, tu vai ler esse livro aqui, e é na marra, ahahaha, ele foi lendo devagar, quase parando, certa vez, eles estavam dormindo na minha cama, e acordei de madrugada com a luz acesa, e nao é que o filhote tava lendo as aventuras do zezé com um risinho nos lábios??
quase morri de tanta satisfacao :)

aquele livro é magico. choro e rio horrores. deveria ser leitura obrigatória.