quarta-feira, 8 de junho de 2016

Menopausa

Eu suspeito que estou entrando na menopausa (ou seria passando pela menô e entrando no climatério?). Sei que muita gente vai dizer que sou muito jovem para tal. Até minha médica já disse isto! No entanto, conheço bem meu corptcho. E tem muitas coisas que me levam a crer que a menô tá na área. Uma das primeiras coisas que as mulheres percebem são as alterações na menstruação, ausência de alguns meses, a volta, enfim. Eu não tenho como confirmar este dado, visto que tomo anticoncepcional, mas percebo alterações no fluxo e na cor.
Então como posso estar desconfiada disso né? É que na pesquisa que fiz encontrei uma matéria que falava em 25 sintomas da Menopausa. Copiei a lista e fui ticando ao lado aqueles sintomas que tinha, resultado 19 sintomas e dois que eram mais ou menos, sabe,  não tenho certeza que seja sintoma da menô ou se é coisa de momento. Outro fator que me leva a pensar nesta possibilidade é que menstruei super cedo, com nove anos e neste tempo todo, dos 9 aos quase 39, nunca fiquei sem menstruar. Minha menstruação veio sempre, todos os meses no dia certinho, 24 dias após o início. Quando atrasou e depois no mês seguinte veio duas vezes dentro do mesmo mês fui a médica e descobri um mioma no útero. Seguindo os exames periódicos , ao mesmo tempo que precisava tirar a vesícula, fiquei sabendo de um cisto no ovário direito. Coisas da idade!
É claro que vou na ginecologista fazer os exames anuais e pedir aquele exame de sangue em que se verifica o hormônio folículo estimulante (FSH). Pode ser tudo coisa da minha cabeça, que guardou que, quem menstrua cedo para de menstruar cedo também. Sei lá, isto nunca me saiu da cabeça! Mas o que tem mesmo me incomodado são as alterações de humor, a ansiedade e as crises de choro. Sempre fui assim, mas nos últimos tempos está muito pior. Na tentativa de minimizar os sintomas apelei pro óleo de prímula, porque acabo sempre pensando, é só TPM. Mas cada mês que passa parece que fica mais agressiva esta tensão. Logo que comecei com a prímula uma cápsula fazia efeito (eu nem sabia que nos 15 dias que antecedem a menstruação devemos tomar dois), mas agora, agora tomo duas cápsulas o mês todo.
É óbvio que não paro de pensar em tudo, nas decisões e escolhas que fiz. E nas que deixei para fazer mais adiante, como pensar sobre filhos. Antes não havia porque pensar, pois não tinha com quem os ter, depois ficamos no impasse de que um já tem dois filhos e não pensa em ter mais e eu decidi esperar mais um pouco. E como se não bastasse tanta coisa para decidir internamente, tem as pessoas de fora pensando, questionando e querendo saber se vou ter filhos, e quando não se satisfazem com a resposta afirmam "tem que ter!", como se fosse algo que, depois da experiência se não quiser mais é só guardar no quartinho da bagunça.
É estranho ficar adulta e ter que pensar seriamente sobre isto! Pensar seriamente sobre tudo! Apesar de virginiana não tenho minha vida programada pelos próximo 10 anos. Nunca tive! Todas as experiências que tive de mudança de cidade, por exemplo, aconteceram, não foi um projeto. O único plano é desacelerar, com menopausa ou sem menopausa! é ter mais tempo para as pessoas e as coisas que gosto de fazer, é reduzir o consumo, o lixo e o estresse (principalmente!). É me amar ainda mais. É esquecer todas as perguntas indiscretas sobre minha vida e minhas escolhas que as pessoas fazem, e eu sei, fazem sem maldade, mas algumas vezes machucam. É deixar rolar!

Nenhum comentário: