sexta-feira, 17 de maio de 2019

Compromisso

Como a gente se descompromissa da gente quando tá em compromisso com outra pessoa,  não é mesmo? A gente vai cedendo, abrindo mão de coisas pelo outro! E depois de abrir mão é muito difícil retomar o compromisso contigo mesma!
Não é só em relacionamento romântico que acontece isso! Acontece muuuuuuito em relacionamento de mães e filhos! E aqui acontece bastante por causa da culpa! A culpa que as mães sentem por não poderem estar com os filhos o tempo todo, por ter que deixar na escola pra trabalhar, por ter escolhido um pai que não cumpre o seu papel, enfim, a mulher acaba se culpando muitas vezes até pelo que não é culpa sua!
E o compromisso com a gente vai sendo colocado em segundo plano na tentativa de suprir as necessidades dos outros! Lembro sempre da professora Cinara, de psicologia do Técnico em Contabilidade que dizia: "vocês tem que estar no topo da pirâmide de vocês! Adivinha quem é que tá no topo da pirâmide do teu marido ou do teu filho? Dica: não és tu!"
Isso já martelava na minha mente. Com certeza, não é coincidência, mas perdi as contas de quantas vezes no centro espírita o guia me dizia que "a pessoa mais importante da minha vida era eu"! Foram muitas e muitas vezes! E demorou muito tempo pra eu me colocar no papel principal, confesso! Ficava naquela de quê se pensasse primeiro em mim estaria sendo egoísta!
Demorei um tempo, mas aprendi que ninguém pode ajudar outra pessoa quando está mal e nem pode auxiliar quem não quer ser auxiliado!
É nesse aprendizado que resolvi adotar a aliança de compromisso comigo mesma. Um símbolo que me ajudasse a lembrar que meu compromisso maior é comigo! É uma forma de me reforçar a ideia de que antes de qualquer decisão tenho que ouvir a mim mesma, sintonizar com meu eu interior e depois escutar ou avaliar o que outras pessoas me dizem. Porque, cá pra nós, sempre vai ter alguém pra te dar uma opiniãozinha, ainda que tu não tenha nem tocado no assunto com ela! São pessoas cheias de boas intenções, mas mesmo as intenções sendo as melhores (presta atenção!), não devem ser consideradas mais acertadas ou melhores que a tua avaliação e os teus sentimentos diante da decisão que deves tomar, principalmente porque a pessoa mais afetada pelas tuas decisões é... tu mesma!
A gente deve errar por nós mesmos e acertar por nós mesmos! Porque é nesse exercício que aprendemos e nos conhecemos. Porque, vou te contar uma coisa, mesmo que a gente abra mão do que sentimos e faça as escolhas levando em consideração só o que os outros nos dizem, no final das contas o acerto ou o erro vai pro nosso balanço e não pro daquele que opinou!
Não é fácil se fortalecer e ter consciência de si mesmo, mas é libertador! Hoje em dia estou em compromisso sério comigo!

Nenhum comentário: