quarta-feira, 11 de março de 2020

Mulheres de luta que não se entregam!

Consigo ver minhas amigas, a cada encontro, com os olhos de mais amor, de mais admiração ao saber de histórias de superação e coragem que, os homens me perdoem, mas só as mulheres tem pra contar com o sorriso da vitória no rosto! E é nestas vezes que vejo que sou muito privilegiada! Não porque não passei por momentos difíceis! Justamente ao contrário, porque consigo ver essa força delas em mim também! E consigo enxergar que meu problemão, perto do que elas superaram, é bem pequenininho!
Conversas assim servem pra nos fortalecer, pra gente entender que se deixar envolver numa determinada situação não é culpa nossa! Muitas pessoas poderiam passar por situação semelhante, não com aquele abusador também, mas com outro. Porque abusadores são sedutores, são envolventes e a gente acaba ficando com tanto medo de sofrer uma agressão e não ter forças pra romper aquele ciclo que acaba ficando paralisada. Nenhum homem abusador chega no primeiro encontro sendo agressivo! Essas mudanças vão ocorrendo aos poucos e a gente releva, porque é "doutrinada" a tentar agradar todo mundo! Então a gente pensa que é por causa do estresse, que foi assim porque o outro tá com problemas. Só que aquilo vai crescendo, e nosso medo de que numa próxima situação a violência seja maior, seja física não nos deixa agir porque gostamos.
Mas a violência psicológica, os golpes financeiros nos arrasam também! Porque em QUALQUER destas situações nos sentimos culpadas por ter nos deixado envolver, por ter acreditado, por ter sido gente boa! E é muito provável que em torno de nós as pessoas também pensem que a culpa é nossa. Seja por ter sido ingênua, por ter sido boa ou boba, por ter tido medo.
E apesar de todo esse peso a gente levanta. A gente defende outras amigas de situações iguais ou piores, até sem revelar os nossos dramas pessoais.
Não fiz homenagem ao dia das mulheres para as mulheres da minha vida porque estava com este texto aqui "engavetado", esperando o momento de publicá-lo.
Desejo neste dia internacional da Mulher, no mês, na vida, pra sempre, que estas culpas sejam destruídas, que não sejamos mais culpabilizadas por ter sido vítima de um golpe ou crime! Que outras mulheres consigam romper o casulo do medo, do machismo e agarrem suas vidas com gana de viver, de ser feliz.
Agradeço por cada uma das mulheres que vieram antes de mim e lutaram pra que hoje minha vida seja minimamente melhor do que foi a delas.
Peço que a espiritualidade me dê sabedoria e coragem para seguir essa luta, junto com tanta mulherada porreta, e tornar a vida das que virão depois melhor que a que temos hoje, que melhorou, mas ainda tem muito que mudar.

Nenhum comentário: