segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Decepções e alegrias

Eu não sou efusivamente positiva, tão pouco sou sonhadora. Na verdade eu acredito que o pensamento é sim um imã que atrai coisas boas e ruins, conforme a nossa freqüência. Mas não vivo como a Poliana fazendo o jogo do contente, embora racionalmente eu compreenda e entenda que tudo tem seu lado bom algumas coisas magoam fundo e não há pensamento positivo que diga o contrário até o tempo passar e levar com ele a tristeza.
Sendo assim me vejo como uma pessoa com o pé no chão, que crê que sonhar é importante e tem sonhos, mas que não vive deles. Até por que, como cantam uns artistas de rua aqui de Pelotas "quem vive de sonho é o padeiro e quem sonha que tá mijando, acorda mijado". De tudo isso o que me conforta é que no final das contas o saldo positivo é muito maior do que o negativo. Mesmo existindo mágoas e decepções. Há poucos dias eu tive uma decepção, magoou fundo, fiquei triste e tal. Me decepcionei comigo por ter avaliado tal pessoa de forma tão errada. Resolvi rever minhas atitudes, meu jeito e quero realmente mudar algumas coisas. Mas em relação a esta pessoa específica não encontrei pisada na bola de minha parte. Enxuguei as lágrimas e segui em frente.
Uma vez ou outra surge a situação da decepção, mas eu dissipo ela com a mão e penso no quanto estou feliz em rever um amigo que há dois anos eu não via. A verdade é que não podemos prever coisas que envolvam outras pessoas, pois suas reações são imprevisíveis. Eu sempre penso, quando uma situação assim acontece que o diálogo na frente do espelho é, na verdade um monólogo. O verdadeiro diálogo saí de dentro da cabeça de outra pessoa.
Então, num balanço rápido de final de ano posso dizer que ganhei muito mais do que perdi. Vivi momentos muito bons e alegres, concluí uma especialização e estou pensando em mestrado ou doutorado, reencontrei amigos, fiz outros novos, aprendi receitas novas, perdi alguns medos. Para o próximo ano até já tenho uma listinha com coisinhas para mudar, amigos para reencontrar, passeios para fazer, risadas para dar. As decepções, é claro, é possível que surjam. Mas o saldo de alegrias com certeza será maior.
Bom natal pra todos e um ano novo cheio de paz e muitas alegrias.

Nenhum comentário: