terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chutando o penico!

Muitas vezes o filho mais velho acaba levando as culpas pelas coisas que o irmão mais novo faz. Outras o irmão mais velho realmente é o culpado e noutras, ainda, por mais que ele tenha cuidado  do mais novo nada iria impedir que algo de errado saísse. A culpa é proporcional a diferença de idade entre os manos. Quanto mais idade tiver o primogênito mais castigado e xingado ele será se o caçula fizer alguma peraltice enquanto está sob sua guarda.
Uma prima minha tem duas meninas, uma por volta dos 16 anos de idade, completou o ensino médio e já  está cursando o técnico a caçula está com 2 aninhos. É óbvio que a mais velha acaba ficando responsável pela maninha vez por outra. Sabemos que entre as atividades pelos quais os irmãos mais velhos ficam responsáveis é limpar a bundinha dos irmãozinhos, ajudar a comer e reparar pra que eles não enfiem pregos nas tomadas, fujam para a rua ou subam na casa.
Minha prima tem toda uma estratégia para fazer com que a filha pequena se habitue a usar o famoso troninho. Sobre a banheira alta ela coloca o penico e põe a mocinha a fazer as necessidades. Por ser um local alto, sempre é necessário que alguém fique de olho na menina. Outro dia, a irmã mais velha fazia a ronda da menina. Num minuto de distração, a guriazinha não teve dúvida chutou o penico esparramando excrementos pela sala. A culpa ficou com a primogênita, a casa empestou e a limpeza sobrou pra mãe, claro.
Neste caso, apesar da raiva que dá de ter que limpar cocô do chão ou secar o xixi no tapete, o melhor é rir. Afinal de contas... criança tem cada uma!

Nenhum comentário: