quinta-feira, 16 de março de 2017

Uma estranha atração

Minha bisavó dizia que para conhecer os homens devemos observar como ele trata a própria mãe. Completava argumentando que "se um homem trata mãe sua própria mãe e não a respeita, dificilmente tratará outra mulher com respeito". Minha mãe aprendeu com ela a observar e eu, por minha vez, aprendi por tabela. Creio que esta linha de pensamento é um bom método de "avaliação" do caráter de uma pessoa, neste caso homens e mulheres, afinal todos tem ou tiveram mãe.
Este parâmetro a gente usa quando não sabe os antecedentes do cara com quem estamos nos relacionando, como forma de avaliar seu caráter, vamos assim dizer. E a gente já se espanta e coloca as barbas de molho quando sabe que aquele a quem estamos conhecendo tem atitude rude com sua genitora. Então imaginem qual não é o meu total choque quando descubro que homens condenados pelo assassinato de mulheres recebem cartas de outras mulheres querendo se relacionar com eles. E mais, enquanto ainda cumprem pena pela morte que causaram!
Quando eu soube que o maníaco do parque, um assassino em série de mulheres, estava por se casar não soube o que pensar. Sim, creio que as pessoas merecem uma segunda chance, mas nosso sistema prisional infelizmente não recupera ninguém. A defesa dele diz que ele é semi imputável e ao mesmo tempo ele nunca me pareceu arrependido dos crimes cruéis que cometeu. O que pra mim é um agravante! É sinal de que não houve mudança.
Ontem, no estudo das obras de Andre Luiz comentamos que mesmo o pior criminoso tem alguém que o ama e ao mesmo tem alguém por quem sente amor. De maneira geral este ente querido é a mãe da vida atual ou de outras, ou um familiar com quem teve elo afetuoso forte. Claro que estes os personagens destes casos também devem ter. Creio que tenha. Mas, no caso de pessoas de fora da família que buscam o convívio com estes homicidas não entendo. Ainda não atingi este nível de evolução! É claro que ele tem direito a amar e ser amado, não quero que lhe seja negado este direito, no entanto, é preciso muita coragem para buscar por um homem destes lá dentro do presídio para constituir uma família.
É o caso do Guilherme de Pádua, do goleiro Bruno e de outros casos que não tomamos conhecimento por serem de menor repercussão! Gente, eles não estão se relacionando com as mulheres que tinham antes de cometer homicídio. Eles não estão se relacionando com pessoas que convivem dentro da prisão. Eles estão se relacionando com mulheres que buscaram por eles. Sei lá, não sei como funciona esta troca de correspondência, mas são pessoas que sabiam dos crimes cometidos por eles e, ainda assim, aceitaram se relacionar, casar e projetam um futuro junto com eles.
Dá pra entender o quão louco é isto! Eu não consigo compreender! A pessoa que vai em busca de um homem nesta situação tem que ter um espírito muito elevado. Porque acho que não sairia da minha cabeça, por exemplo que o Bruno matou, esquartejou, deu de comer aos cachorros e ocultou o corpo da mãe do filho dele. Eu sei, não devemos julgar. Eu sei, temos que perdoar. Mas é uma atração muito estranha! Ele não demonstra arrependimento do que fez! Agora que as pessoas criticaram a contratação dele por aquele time lá e que vários patrocinadores foram embora ele reclama, como se estivesse sendo injustiçado que "quer apenas jogar"!
Tudo bem, tá certo é tua profissão, deve ser reintegrado a sociedade. Correto! Perfeito! Mas numa posição de destaque? Com pompa e circunstância como se tivesse cometido um delito leve? Numa profissão que encanta e influencia milhares de pessoas, inclusive e principalmente crianças?
É uma atração muito estranha a que leva as pessoas a irem com seus filhos no campo pra pedir autógrafo e tirar foto com um homem que matou com requintes de crueldade a mãe do seu filho! Filho que vai crescer sem mãe! Que sabe-se-lá quantos traumas não tem, já que o tempo em que a mãe estava desaparecida ficou com a ex-mulher do Bruno, que sabia o que ele tinha feito!
Não é como tu estar num relacionamento e a pessoa cometer um crime. Não é. Tu sabe o que a pessoa fez! Saiu em toda a imprensa! Tem foto dele saindo pra depor rindo. Ele estava RINDO, porque acreditava (como realmente aconteceu) que não ia pagar pelo que fez!
Talvez Freud, Jung ou Reich expliquem (ou vai saber nem eles consigam) o que leva uma mulher, igual a que foi morta pelo futuro namorado/marido/amante, a buscar este tipo. Eu tive que escrever pra ver se clareava minhas ideias a respeito disso. Porque realmente não consigo compreender. Entendam bem, antes de mais nada quero esclarecer, não tô julgando estas mulheres, elas são livres para amar e se relacionar com quem bem entendem. O que me intriga é a atração por um assassino condenado! Mesmo que seja um homicida de homens, mesmo assim acho perturbador saber tudo o que ele fez e ainda assim querer esta relação.

Nenhum comentário: