quarta-feira, 17 de maio de 2017

Meu primeiro Rochester - A noite de S. Bartolomeu

Já ouviu falar da noite de São Bartolomeu? Pois então, foi um grande massacre que começou após a cerimônia de casamento da princesa Margot na França. O casamento arranjado pelo rei Carlos IX tinha o objetivo de acabar com as disputas entre católicos e protestantes, visto que Margot desposaria Henrique III que era protestante. O rei Carlos tinha em um dos líderes do movimento protestante um grande amigo, a quem tratava como pai. Sua simpatia não foi suficiente para acalmar os católicos em sua ira, que pelas costas do rei tramou a carnificina que teve início assim que Coligni (o amigo do rei e líder protestante) foi assassinado.
Óbvio que em meio a autorização para que católicos executassem protestantes muitos homens aproveitaram-se deste momento para matar seus inimigos. Alguns personagens deste livro aproveitaram para matar credores, adversários políticos e rivais no campo afetivo.
Neste livro Rochester nos conta sobre uma história de amor ambientada neste período e que tem seu ápice na Noite de S. Bartolomeu. Diana D'Armi a jovem filha do Barão João D'Armi  (um viúvo perdulário) abandona sua filha aos cuidados de sua nova esposa Lourença. Esta uma mulher egoísta, mesquinha, vaidosa e promíscua que troca de amante com grande facilidade é justamente quem leva  o seu algoz para casa. O barão de Mailor torna-se amante da baronesa D'Armi num momento em que se encontra financeiramente mal. Ele também não consegue explicar a estranha influência que Lourença exerce sobre ele. Neste encontro a pérfida mulher trama o casamento de Diana, na época uma criança por volta dos 4 anos e dona de uma herança que desperta muitos interesses, com Mailor e após o acerto de uma certa comissão para o pai da noiva, faz-se o casamento da menina. Depois disso a pobre não tem mais amparo! O marido a abandona a própria sorte numa floresta, o pai a vendeu como mercadoria e a madrasta sempre que pode manipula os homens para ganhar algo com Diana.
Todos aqueles que a deveriam auxiliar a abandonam ou a traem. Mas por alguma força ela consegue superar os perigos e descobrir toda a trama que se desenrolou até o momento em que toma consciência sobre sua própria vida.
O livro é rico em detalhes sobre o período, nomes, lugares e acontecimentos.
Confesso que senti falta de uma explicação sobre os laços que ligaram Diana a todos aqueles que a prejudicaram jurando lhe amar.
Indico demais a leitura pois a escrita de Rochester é maravilhosa e nos prende fazendo com que a gente não pare de ler.

Nenhum comentário: