quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Pedalando

Hoje faz dois anos que decidi usar a bicicleta como meio de transporte para vir ao trabalho, fazer minhas vendas e entregas e até dar uns passeios. É uma ótima alternativa, mas Pelotas tem temporadas de muita chuva e daí a bike fica em casa. Uma coisa é certa quem sabe andar de bicicleta não esquece. Claro, saí meio desequilibrado, dói as pernas nas primeiras pedaladas, subir uma ladeira é fogo (isso que por aqui tem pouquíssimas), mas tudo é questão de seguir pedalando.
Aprendi a andar de bicicleta na rua da casa onde cresci no Jardim Europa. Para aprender eu caí sim. Mas o Flávio, que me ensinou um pouco, era bem louco e não me deu chance de chorar, nem reclamar, foi curto e grosso me mandou levantar e tentar de novo. Daquele dia em diante eu comecei a pedalar. Foi pouco, porque minha caloi vermelha passou pro meu irmão e depois eu ganharia outra bicicleta, que nunca veio porque daí perdi o interesse de pedalar e a preguiça me pegou.
Sempre que precisava de uma bike pedia a do mano emprestada, que na época era daquelas de fazer manobras e tals, não lembro o nome. hahaha Mas eu ia aonde era preciso e sempre tinha um engraçadinho pra pedir que eu levantasse a roda! Esse período foi na adolescência e depois disso nunca mais andei de bicicleta mesmo. Tentei andar na do João Vítor lá fora, mas não tinha condição. Até que trouxe a bicicleta da Larissa pra cidade e comecei aos poucos a pedalar. Minha mãe achava que eu não devia porque poderia ser atropelada, ou atropelar alguém. hahaha Graças a Deus não aconteceu nenhuma das duas.
Meu treinamento começou no Humuarama, eu pegava a bicicleta e pedalava do meu condomínio até lá, ia até o fundo e voltava. Dava uns 15 minutos e foi muito bom pra eu reaprender a me equilibrar, desviar, cuidar os carros e as pessoas. Como era pouco movimento foi super tranquilo. Depois disso comecei a pedalar mais longe, até decidir vir para o trabalho. Confesso que no meio desse monte de carros que tem em Pelotas fiquei apreensiva, mas vou pedalando no meu tempo, devagar e sempre. O primeiro ano não foi de muita frequência no pedal, mas depois a coisa foi engrenando.
Tem muitas vantagens usar a bicicleta é prática e mais rápida que caminhar ou esperar o ônibus. Ajuda a tonificar as pernas, queimar umas calorias, faz bem pro corpo todo e pra cabeça também. Não polui o ar! E pode ser feito em grupo ou sozinho! Ajuda no senso de direção, lateralidade, estas coisas.
É pena que pedalar em dia de chuva e muito frio é ruim, mas estou seriamente pensando em comprar uma capa, mas isso é outra coisa.
Agora estou comemorando os dois anos que estou pedalando mais assiduamente.
A prefeitura fez algumas ciclofaixas, mas ainda faltam bastante, sem contar que algumas foram entregues há apenas alguns meses e já estão deterioradas, como é o caso da Domingos de Almeida. Outras estão tão esburacadas  que tem quem prefira pedalar na rua. Ainda falta um pouco de simpatia dos motoristas. E falta educação do trânsito de todos os lados, motoristas, pedestres e ciclistas. Quem sabe um dia a coisa melhore. O importante é que quem quer pedalar por aí seja prudente.

Nenhum comentário: