quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O senhor tempo

Sou uma pessoa que adora ditados populares e algumas frases feitas. Tá certo que é clichê e um tanto brega, mas né, fazer o que se minha veia brega fala mais alto do que as veias cults?! Não considero o termo brega como pejorativo, mesmo que muita gente use com este intuito. Eu pego o brega e transformo, pois entendo na essência dele a presença do amor, do drama, do exagero, do romance e de todo um clima em volta daquilo. Uma peça decorativa pode ser brega, mas ela guarda um apego não ao objeto em si, mas a todas as lembranças que ela remete. Por isso nunca considerei o brega como uma pecha e sim como um lado mais apegado a lembranças e coisas românticas.
Noutro post falarei sobre a brega que vive em mim!
Hoje vou falar do tempo! Mais especificamente da compreensão que ele nos dá, da necessidade de deixarmos ele correr para que consigamos alcançar este entendimento. Por isso começo falando do velho ditado, ou seria conselho?! "Dê tempo ao tempo". Parece redundante parece a primeira vista, além do que, como que se dá tempo ao tempo?
A gente demora um pouco pra aprender como fazer isto.  Na infância somos afoitos queremos esgotar o tempo com inúmeras brincadeiras, na adolescência é fazendo tudo, aproveitando ao máximo, é querendo ser adulto logo, na vida adulta queremos controlar o tempo para usá-lo da melhor maneira possível, sem desperdício porque tempo é dinheiro. Mas quando chegamos na velhice percebemos que não dá pra controlar o tempo, que devemos aproveitá-lo ao nosso favor. Deve ser por isso que vamos ficando mais lentos, mais sábios pelas experiências vividas. Foi observando isso que compreendi o que é dar tempo ao tempo. Em outras palavras é deixar o tempo trabalhar, deixá-lo passar transformando todas as coisas.
Transformando a gente mesmo. Comecei a escrever este texto na sexta e hoje, quando devo encerrar, recebi um áudio justamente falando do tempo, nos convidando a refletir sobre como lidamos com o tempo.
Eu acho que nunca fui muito afoita para fazer tudo logo, para o tempo passar. Lembro que todos diziam que depois que se faz 15 anos o tempo passa ainda mais rápido. Aquilo ficou marcado e nas vésperas dos meus quinze anos eu pensava e pedia que o tempo passasse bem devagar. Óbvio que passou no tempo que tinha que passar, mas tudo é  percebido conforme a situação ao nosso redor. Quando temos um dia cheio de atividades parece que o tempo passa voando. Quando não temos quase nada ou nada para fazer e o tédio toma conta, aí parece que o relógio se arrasta não é?
O interessante de tudo isso é que realmente "o tempo é o melhor remédio" (eu disse que gostava de ditados!). Para curar as dores da alma, do coração só esse sábio senhor chamado tempo. Ele não só nos ajuda a curar essas dores com a compreensão dos porquês, ele também traz respostas, mostra caminhos e ajuda a nos aperfeiçoar através das experiências que vamos tendo ao longo do caminho. É assim na natureza, é assim com a gente também. E aprendemos tanto com ele que acabamos diminuindo o ritmo para aproveitar o tempo.
Como eu disse nunca fui muito apressada agora aos 40 estou um pouco mais tranquila nesse sentido. Aproveito os momentos com as pessoas que me cercam. Sim, me dou ao luxo de "perder" tempo brincando com meus sobrinhos ou jogando conversa fora com minha vó, meus pais ou minhas tias. Não deixo de ir a um encontro com minhas amigas mesmo que isso signifique um pouco menos de sono. Estar com as pessoas de quem gosto é o melhor investimento de tempo. Isso sabemos desde crianças é pena que às vezes na correria do trabalho deixemos de lado.
Comecei este texto falando do tempo por causa da partida recente de pessoas queridas para o plano espiritual. Fiquei preocupada com minha mãe, pois ela ficou muito triste. Dei tempo, pois o luto é muito importante é o tempo de acolher a dor, de ficar triste e chorar. Aos poucos a tristeza vai dando lugar a saudade boa dos momentos vividos com aquelas pessoas e só as lembranças boas voltam a nossa mente. É claro que algumas vezes iremos chorar de saudade, mas é o tempo que ameniza a dor. É ele que fecha a ferida. Minha mãe está melhor, está ocupando suas horas com atividades que lhe dão prazer e isso lhe faz muito bem. Já passou algum tempo e isso demonstra que ele realmente ajuda a curar tudo.
É esse senhor, tempo que sabe das coisas vamos aprender com ele. Não tenhamos medo, não lutemos contra, usemos ele a nosso favor. Afinal "há
tempo para tudo!"

Imagem: Google

Nenhum comentário: