terça-feira, 21 de agosto de 2018

Inocência infantil

Quando eu era criança sempre ficava pensando que  acabar com o desemprego, com a violência e os problemas na educação era muito fácil. É óbvio que esse pensamento era ingênuo! Eu pensava assim é só o prefeito, governador ou presidente contratar para as vagas que são necessárias as pessoas que estão desempregadas. Era simplista mesmo, eu era criança! Mas eu pensava assim, na minha escola falta professor, merendeira, alguém para a manutenção e eu conheço vários professores desempregados, que se formaram, alguns tinham feito estágio no colégio, era só contratar eles e pronto.
Eu dizia que se fosse política ia usar a mão-de-obra das pessoas do próprio bairro para construir creches, escolas, locais de lazer. E isso não iria gerar emprego apenas na construção, esses locais precisam ser preservados, limpos, mantidos em condições pra população. Quando se construir mais escolas tem mais vaga para alunos e consequentemente para professores, merendeiras, higienizadoras. Então é uma boa ideia criar mais escolas, até porque tem muita criança sem escola, sem creche! Imagina numa só creche quantas pessoas são empregadas????
A mesma coisa, pensava eu, se construir outros postos de saúde. Gente! No posto sempre precisam de médicos, a maior queixa das pessoas é que são poucas fichas pra procura que tem! Geralmente só tem um médico, que muitas vezes trabalha em apenas um turno, então... Chama médico, enfermeiro, técnicos, higienizadores pro Posto, tem muita gente que saiu da faculdade agora e não tem serviço!
Pensava assim, porque eu acreditava que os políticos estariam todos lá na prefeitura, na câmara e sei lá mais onde pensando em formas de beneficiar e ajudar a população da cidade, que, inclusive os elegeram! Mas o que acontece não é isso! Eles estão lá organizando uma forma de benefício próprio, alguma coisa que renda para o partido, qualquer coisa que os ajude a melhorar a vida da família. E quem pensa diferente e realmente quer ajudar a população precisa muitas vezes ter que entrar no jogo para passar seus projetos.
Tem gente que quer se eleger pra colocar nome em rua!? O que o nome da rua vai beneficiar a população da cidade me digam???? Agora ir lá no bairro e saber da necessidade e da prioridade das pessoas que estão lá...
Aí a gente sabe que tem violência, tem roubo, tem assalto, tem morte e tem drogas, mas tem gente que acha que a população ter arma em casa vai resolver. Qualificar os policiais e contratar mais, garantir condições de trabalho dignas é muito difícil. Melhor mesmo e muito mais fácil deixar as pessoas comprar armas do que construir uma escola. Afinal de contas gente que pensa não é bom pra atual classe política que temos, mais negócio é deixar que ande com arma matando gente inocente mesmo!
Na minha inocência infantil eu via solução pras coisas, aliás ainda vejo. Mas pra isso muita coisa vai ter que mudar!

Nenhum comentário: