Descobri que sou uma péssima blogueira e uma péssima manifestante!
Sim, eu convoco, eu chamo eu faço um estardalhaço e muitas vezes não posso ir ao ato! E por aqui onde poderia fazer um barulho acabo deixando o tempo passar e não escrevo. Mas hoje estou aqui. Vamos ver se consigo a frequência que pretendo.
Aqui em Pelotas está acontecendo algo muito grave, um ato criminoso contra as mulheres da periferia. Foi denunciada uma fraude na realização de exames papanicolau, que são feitos anualmente pelas mulheres como prevenção ao câncer de colo de útero. O que ocorria é que os exames eram avaliados por amostragem, sendo assim apenas uma parte era realmente examinada. Com isso várias mulheres foram diagnosticadas com câncer de colo de útero em estágio avançado e pelo menos duas morreram em consequência disso.
É um crime o que esse laboratório e a Prefeitura de Pelotas fizeram! As pessoas morreram! Demoraram a buscar um tratamento porque acreditavam que estavam saudáveis! Essa semana tivemos notícia de mais uma moça que perdeu a vida em consequência desta atitude irresponsável. Indignação, revolta, tudo isso a gente sente e é o mínimo que podemos sentir em relação a isso.
Há uma mobilização de mulheres, há um abaixo assinado e há um auxílio e orientação deste coletivo para ajudar aquelas mulheres que fizeram seus exames e não sabem sua real situação. São denuncias muito graves e a prefeita e a secretária da saúde ficam tratando como suposta fraude! O que mais é preciso acontecer para admitirem o erro gravíssimo e criminoso que cometeram?
Tem que morrer mais mulheres? Mais crianças devem ficar sem mães?
Minha tia morreu no ano passado após dois meses de internação para exames. Foi diagnosticada com câncer no fígado, após um exame invasivo faleceu. Os médicos disseram pra minha prima que estava generalizado. Ela fazia exames regulares na UBS. Agora não saberemos detalhes. No entanto, podemos concluir que, se no fígado era metástase o início foi em outro lugar.
Outra conhecida, vizinha da minha tia, fez exames, o médico indicou tirar o ovário por conta de muitos miomas. Fizeram a cirurgia e não retiraram nada, deixaram-na com sequelas, vários meses com infecção e outros problemas. Numa nova investigação descobriram o câncer. Nova cirurgia, quimioterapia. Agora está bem, mas precisou passar por coisas que seriam desnecessárias se os exames fossem feitos corretamente, se o médico pedisse mais exames investigativos como ultrassom, só pra dar um exemplo. O caso é que, se no plano de saúde, quando a gente paga o exame tem médico que não quer pedir, imagina na saúde pública onde os exames levam anos para serem liberados?
Nós estamos nas mãos de pessoas que não tem escrúpulos e muitas vezes nem responsabilidade! Não enxergam a vida das pessoas, o quanto um erro destes repercute em toda uma família! Não podemos nos calar! Assine o abaixo assina, busque seus direitos, vá até a unidade básica refazer o exame, procure o coletivo pela vida das mulheres . Vá ao Mercado público no sábado pela manhã, participe da panfletagem ou caso precise de informações porque conhece alguém ou fez os exames e acha que os resultados estão errados, fala prazamiga, divulga. Não podemos perder mais ninguém dessa forma e ficar calada.
É pela vida das mulheres de Pelotas! Refaz os exames prefeita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário