segunda-feira, 10 de abril de 2017

Perdi o medo de Emannuel

Levei muito tempo até ter coragem de pegar um dos livros  psicografados pelo Chico Xavier narrados pelo espírito Emmanuel. Confesso que tinha um pouco de medo da linguagem e do próprio né? Porque se ele davam umas alfinetadas no Chico, que diria pra mim? Medo da resposta! hahahaha Além disso sempre lembrava da história de que o médium doava ectoplasma para a materialização de alguns espíritos e entre eles estava o seu mentor e contam que quando ele aparecia o pessoal estremecia. Forma tantas histórias de que as pessoas tinham medo dele que me contagiei deste medo. Medo besta e bobo, porque o espírito Emmanuel é só luz e bondade. Ele é direto e reto, sem rodeios ou nhenhenhé! O que me agrada muito, não sou fã de nariz de cera!
Pensei que a linguagem dos seus livros fosse rebuscada e difícil, já que são lembranças de muito tempo atrás. Cheguei a pensar que fosse mais difícil que André Luiz. Mas fui surpreendida com um texto simples e poético!
Decidi que começaria pelo início, ou seja com o Livro "Há dois mil anos", mas ele não estava disponível na biblioteca. Fiquei olhando o que tinha e me deparei com "Paulo e Estevão", um romance espírita do qual muita gente já havia falado e sugerido a leitura. Teve quem tivesse tecido inúmeros elogios, então resolvi lê-lo. Fui lendo com certo receio e muita precaução. Tudo o que diziam do livro e do Emmanuel era a pura verdade.  Perdi o medo!! Óbvio que não tenho intenção de dar de cara com ele por aí né? Ainda não tô preparada! hahaha Tô anos luz de distância do Chico!

Mas vamos falar de "Paulo e Estevão"?
Eu sempre pensei, equivocadamente, que Paulo havia sido um dos 12 apóstolos. Daqueles que acompanharam Jesus na divulgação do Evangelho e no Calvário. Sim, ele foi o apóstolo mais atuante e exemplar divulgador da doutrina de amor de Jesus pelo mundo. Mas antes disso tivemos Jeziel, que adotou o nome de Estevão depois de anos de escravidão nas galeras. Acontece que ele já era um seguidor atuante da doutrina do Mestre, mesmo sem saber. Seguia seu coração e servia a todos, mesmo como escravo, com amor genuíno. Em recompensa por sua dedicação foi libertado e adotou o novo nome Estevão. Era um pregador inspirado pela espiritualidade! Sua doçura e bondade atraía as pessoas e despertou a ira do sinédrio na pessoa Saulo de Tarso, um doutor da lei de Moisés que não admitia uma doutrina superior a mosaica, ainda mais vinda de um carpinteiro que foi morto entre ladrões.
Estevão foi o primeiro mártir da doutrina do Cristo e Saulo o primeiro perseguidor. As qualidades  de Saulo como orador, estudioso da lei, creio no meu entender, que foram o que levou Jesus a buscá-lo na estrada de Damasco. A cegueira física foi o que fez com que Saulo se curasse da cegueira do fanatismo. Foi ela que lhe permitiu olhar para dentro de si mesmo, julgar-se e principalmente perdoar-se. Saulo foi exemplo vivo da humildade e de que podemos sim mudar e nos transformar, desde que queiramos verdadeiramente. Só depois de bastante tempo trabalhando o evangelho é que mudou seu nome. "É preciso enterrar o homem velho!" Paulo passou de perseguidor dos seguidores do Mestre a um divulgador atuante e exemplar da sua doutrina de amor.  Também foi muito perseguido por seus ex-companheiros de Sinédrio.
Foi Paulo também que criou o termo cristão, para designar aqueles que seguiam o evangelho do Cristo. Sua história nos traz conhecimento de um passado histórico que só ouvimos falar pela bíblia e pelo próprio evangelho. Nas aulas de história ouvimos falar de Pilatos, de Nero e outros, mas neste livro conseguimos nos sentir lá (o que certamente aconteceu!). Mostra como o poder e o fanatismo cega as pessoas a ponto de não enxergarem seus próprios irmãos, a virarem as costas pros próprios filhos.
Recomendo a leitura! Deixem o medo de lado e não se assustem com o tamanho do livro! Aproveitem as belas palavras, a narrativa poética e rica e os exemplos inspiradores. Já estou louca para ler os próximos! Ah! Não briguem por não ter dado mais detalhes, mas queria apenas aguçar a curiosidade de vocês! Leiam, tenho certeza de que irão gostar!

Nenhum comentário: