Sempre fiquei muito impressionada com as pessoas criticando os direitos humanos! Aquela cobrança irracional da falta dos direitos humanos junto das famílias que haviam perdido um ente amado para a violência de um crime ao invés do clamor pela justiça me causava (e causa!) um grande desassossego! Até já fiz um texto aqui falando sobre isso!
Atualmente, com o presidente eleito, a situação de revolta contra os direitos humanos (e até contra qualquer tipo de humanidade e empatia) parece que cresceu. Desde sempre o atual presidente bateu duramente contra os direitos humanos vociferando "que protegiam bandidos" e defendendo que sua candidatura e futuro governo seria em prol dos "cidadãos de bem", por isso defendia a flexibilização do porte de armas, entre outras coisas. Essa visão completamente equivocada do que são Direitos Humanos, Justiça e cidadãos de bem se contrapõe diretamente aos princípios do Cristo, que alguns destes seguidores destes governantes dizem seguir.
Na última semana tivemos a notícia do vazamento de mensagens entre o atual ministro da Justiça, juiz Sergio Moro e do procurador Deltan Dallagnol responsável pelas investigações da lava-jato. Conversas estas que indicavam um grande acordo e parceria para que provas fossem ignoradas ou indícios de provas fossem supervalorizados para que a prisão de Lula fosse realizada. Não vou entrar no mérito do que discutiram, acordaram ou tramaram contra o ex-presidente e outros investigados. Mas destaco que esta conversa é grave e não deveria acontecer pois demonstra que a Justiça não é isenta, não segue a "letra fria da lei" como defendem os eleitores do atual governo.
Vi pessoas defendendo a atitude do juiz e do procurador com o argumento de que o que estavam fazendo era para "prender bandidos"! E foi neste momento que percebi que as pessoas odeiam os Direitos Humanos porque não querem Justiça, mas sim vingança! Sim, são pessoas que defendem a pena de morte, que aceitam a tortura e que pensam que se uma pessoa tá presa é porque fez alguma coisa errada. Não passa pela cabeça destas pessoas que se um juiz e um promotor se conchavam para manipular uma situação contra uma pessoa conhecida e poderosa como um ex-presidente, por exemplo, tem todas as possibilidades de agir da mesma forma contra um qualquer, como eu, ou como vocês, que não tem uma dinheirama para pagar bons advogados. Eu não tenho! Eu sei que a lei é igual para todos, mas que a Justiça não é, porque quando tu não tem condições de ter um bom profissional para te defender tuas chances de sair de uma situação talvez seja bem difícil. Já quem tem dinheiro, por exemplo, pode conseguir um habeas corpus muito mais rápido. Tem gente que só vai prestar explicações na delegacia, enquanto outros vão direto pro xilindró.
Como a esmagadora maioria das pessoas que eu conheço e que vivem neste país são pobres não compreendo o porquê de defenderem este tipo de atitude ilegal! Ou melhor, não compreendia, mas depois dos argumentos para defesa e de toda a raiva contra os direitos humanos eu entendi. As pessoas querem se vingar daqueles que consideram bandidos, criminosos!
Elas não querem que seja feita justiça para seus entes queridos que sofreram violência! Elas querem ver o sofrimento, a dor, a agonia daquele que cometeu o erro, que praticou a violência. E acreditam-se superiores, creem-se cheios do bem, mesmo defendendo o mal do outro. Para estas pessoas o mandamento de Jesus é impossível, não é nem considerado! Imagina se alguém que é contra os direitos humanos conseguirá pensar na ideia de "perdoar um inimigo", que dirá amar!
O que mais me entristece em tudo isso é que justamente usam o nome de Jesus para justificar suas atitudes preconceituosas e cheias de ódio. Usam o nome do Cristo que é só amor para justificar violência e morte!
Eu concordo que quem comete um crime deve ser responsabilizado por seu erro. Mas temos leis para isso! Não posso, sendo realmente uma admiradora de JC, concordar com o ódio e a vingança! Tá lá no Evangelho, tá nas palavras e, principalmente, está nos exemplos do Mestre! Ele nos deu apenas dois mandamentos "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". A gente vem falindo porque seguimos ideias distorcidas destes mandamentos! Ainda não aprendemos a amar incondicionalmente as pessoas, sem querer nada em troca, sem cobranças. Pra algumas pessoas é difícil perdoar os filhos ou os pais que cometeram algum erro com eles, imagina se conseguirão pensar em perdoar inimigos?! Façamos como nos ensinou Francisco de Assis, comecemos as mudanças pelo possível, pelo que conseguimos, comecemos amando aqueles que estão próximos, perdoando-os como queremos ser perdoados e depois a gente dá o próximo passo! Tentemos nos desarmar da raiva, do ódio, da vingança. Jesus nos ensinou tanto, vamos seguir seu exemplo!
E sejamos coerentes! Não façamos aos outros o que não queremos que nos façam! Vamos exigir justiça, mas que seja igual pra todos! Que seja para mim e para o outro! Nada de dois pesos e duas medidas! Que sejamos mesmo todos iguais perante a lei. E se aquele cara que a gente admira por algum motivo pisar na bola, que ele pague como aconteceria comigo ou com meu vizinho! Essas mudanças começam na gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário