sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Desabafo

Posso desabafar aqui? Claro, o blog é meu, né? Então...
Sou meio que conselheira sentimental de amigos, adoro ouvir as histórias dos amores, dos encontros, desencontros, dos estudos, do trabalho. Gosto de saber da vida do outro, não me incomodo que as pessoas me falem dos problemas de relacionamento, do que estão passando, de dificuldades. Sei o quanto falar, principalmente para as mulheres faz bem. Os homens não são muito de falar, preferem recolher-se. Mas... cada um a seu jeito encontra uma forma de expor seus sentimentos. E eu gosto de ouvir. Claro, também dou opiniões a respeito, afinal, penso que se estamos dividindo um problema com outra pessoa é porque nos importa o que ela pensa a respeito, é porque queremos sua opinião, seu conselho, sua visão de fora.

Meus amigos contam todo o tipo de problema. É. A coisa vai de brigas em casa, ansiedade com o futuro incerto até a vez que brocharam por estar muito bêbados. Não me incomodo com a diversidade de temas, pelo contrário. O que me incomoda é a monotonia, é a mesma tecla, o mesmo "Ôh! Vida! Ôh! Azar"!
É tão chato esta coisa de pessimismo, de vitimização! A pessoa pode não acreditar em destino ou pré-destinação, mas uma coisa é inegável, não importa a crença, como diz o ditado "só se colhe o que se planta"! Não é a discussão do problema ou a "solidarização" (vamos dizer assim) que tornam a conversa chata e pesada, mas a monopolização e a inércia. Vou exemplificar! Conheço mulheres e homens que reclamam dos seus relacionamentos, dizem que é difícil, que o outro não entende, que não leva a sério, que não quer nada com nada. Só que, eles só reclamam! Não tomam uma atitude para mudar, ficam sempre na mesma tecla! Se pondo no lugar de pobres coitados, incompreendidos pelo mundo. O fato é que esquecem que estão ali por uma escolha deles mesmos e só uma nova escolha mudará a situação. Daí estas mesmas pessoas falam compartilham os problemas e na hora que o amigo vai dizer, "olha não é por aí, melhor agir assim, quem sabe tu faz deste jeito". Ficam bravos! Faz favor né?!
Vejam bem, não é a não divisão. E não considero uma coisa ruim alguém lutar pelo relacionamento, principalmente se ela tem certeza que ama o outro. Neste caso acho que tem que ir pra batalha mesmo! Agora, diz que não dá, não tem solução, não há jeito e continua ali por comodismo... vai querer que eu diga o quê? E se não quer ouvir o que eu penso, não me pergunta! É a velha e boa história do: NÃO QUER SABER, NÃO PERGUNTA!
Respeito o jeito de ser, de pensar, mas... se não pretende mudar, não venha encher meus ouvidos. Porque existem duas escolhas seguir na mesma se lamentando da sorte e afastando quem a cerco ou muda. Mais uma vez a decisão está em suas mãos.
Não pensem mal de mim, escrevo pra mim também, desta forma revejo conceitos, ideias e atitudes. E não pensem que não aconselho que meus amigos escrevam, façam um diário. No entanto... Agora chega! Já disse o que estava me incomodando. Agradeço a atenção dos queridos amigos que leram... ou não. Besitos

Nenhum comentário: