Minha querida amiga Nina do blog Entre Mãe e filha e do Crônicas de uma menina feliz ( que esta num recesso atualmente) fez um chamamento para que utilizássemos nossos blogs para um exercício de reflexão sobre nós mesmas e também exercitar o perdão. Não dizendo, que perdoa alguém, mas revendo atitudes e princípios e pedir perdão pelas mágoas que possamos ter causado com elas.
Então, cá estou eu, cheia de pedidos de perdão a fazer. Sempre que alguém diz que conhece meus defeitos ou vem perguntar sobre eles a mim eu paro e digo: "eu tenho muitos defeitos e alguns considero imperdoáveis"! Entre estes defeitos terríveis está a dureza, não que meu coração seja duro, pelo contrário, acho que é uma manteiga e meus olhos choram por tudo. É que sou muito dura com os outros porque também sou muito dura comigo! Compreendo perfeitamente que ninguém é perfeito e todos erramos. Mas para mim é muito difícil perdoar meus próprios erros. E isto vai de um simples pensamento até uma palavra áspera ou atitude ríspida. Me dói por não conseguir controlar!
Daí então que começo meu pedido de perdão pr'Aquele que melhor sabe de mim. Peço perdão a Deus pelos meus defeitos que, com muito empenho e perseverança estou tentando mudar. Vamos com calma, passo a passo. Sei que Ele compreende bem tudo, que Ele bem sabe que todos os meus erros fazem parte do meu aprendizado.
Peço perdão a minha mãezinha, minha amiga, minha razão de viver por não ser aquela filha que talvez ela imaginasse que eu me tornaria. Queria que ela me perdoasse por ter este monte de defeitos que a entristecem algumas vezes. Mãe, pode ter certeza que tuas palavras sempre sábias é que me fazem acordar para a dureza com que estou tratando as pessoas ao meu redor e o meu próprio coração, na grande maioria das vezes. Agradeço por ter nascido nesta família que tem tantos exemplos bons em quem me espelhar!
Peço perdão ao meu querido pai, por algumas vezes magoá-lo com minhas palavras ou estar distante. Pai eu te amo demais, muito das minhas qualidades são cópia das tuas. Óbvio que não tenho metade da tua experiência, mas hoje te compreendo muito melhor e quero te dizer isto. És o melhor exemplo que eu podia ter tido de que quando queremos algo podemos conseguir, basta trabalhar com seriedade e responsabilidade. Os percalços do caminho fazem parte do nosso aprendizado!
O meu pedido de perdão vai para os meus irmãos por não ser uma irmã mais velha melhor. E esta mania de irmã mais velha me persegue, o que me torna a chata que quer que vocês façam as coisas todas direito, da melhor forma possível e que, assim como a mãe, eu faria tudo para que vocês não sofressem nem se magoassem. E nesta ânsia eu acabo me metendo aonde não sou chamada e até magôo vocês.
Pra minha Mana eu peço perdão por não estar ainda mais ao seu lado! O momento pelo que estás passando é dificílimo e não há possibilidade de imaginar como é a tua dor. Conta comigo porque somos amigas e o nosso laço é forte e nos une pra além do DNA.
Peço perdão aos meus sobrinhos por ser impaciente e por algumas vezes esquecer como é ser criança. Mas quero que saibam que, mesmo sendo sem paciência ou "nervosa" como diz o João, nunca vou abrir mão de estar junto com vocês. NUNCA! Vou ajudar a preparar peças para o Natal, vou no arroio, levo pra passear, pra ver papai Noel ou o coelho da Páscoa, vocês não se livrarão de mim não.
Porque meu amor é enorme e como vocês bem classificam "É DO TAMANHO DO INFINITO"!
Aos amigos peço que me perdoem não estar tão presente na vida de cada um. Desculpem-me por não visitá-los com frequência, por não ligar toda a semana. Eu sou péssima com estas coisas! Eu me perco no tempo e como eu lembro de meus amigos todos os dias, parece-me que vocês estão aqui, bem pertinho, mesmo quando estão morando longe, no Recife ou no Mato Grosso. Mas eu prometo que vou tentar mudar isto e vou organizar melhor meus horários pra visitar os amigos ou pelo menos telefonar com mais frequência!
Peço perdão praqueles meus queridos familiares ou amigos que partiram, que estão na espiritualidade. Queridos se de alguma forma eu os magoei, por favor, de coração perdoem-me, talvez até tenha sido minha intenção nalgum momento de imaturidade, egoísmo e arrogância, mas hoje estou mais bem preparada para tentar não cometer os mesmos erros e principalmente para aprender com eles. Sempre se escuta dizer que o único que pode perdoar nossos pecados é Deus. Mas eu acho que ele sabe bem o que faz e nos dá oportunidades como estas de rever nossos erros e nos ensinar, para que daqui em diante possamos seguir em frente. Eu digo que, de minha parte não há mágoas de ninguém. O que passou, passou!
Este ano aconteceram algumas coisas tristes na minha vida e da minha família, pessoas que partiram, para nós sempre antes da hora. E alguns outros problemas de saúde que abalam a todos.
Quero pedir perdão ao meu sobrinho Igor, por ser uma pessoas tão chata com ele. Quando ele nasceu, eu esperava ansiosamente por uma menina, mas veio ele. Realmente eu o recusei, não queria vê-lo, porque era um menino. Só que o tempo foi passando e tu foi crescendo. Eu te buscava na creche, levava para benzer quando estava com algum problema e comemorava meus aniversários todo ano junto contigo. Não fui uma boa tia! Não quero me desculpar, mas só tinha 11 anos quando nascestes então... Hoje enfrentas um problemão, um obstáculo grande, mas que juntos vamos contornar. Eu sei que tu sabes mas nunca é demais dizer, que eu te amo muito. És para mim como um filho, tenho muito carinho por ti. E quando brigo contigo e te xingo é porque quero o melhor pra ti e da mesma forma que me recusei quando tu chegou e eu queria uma guriazinha eu me recuso hoje a aceitar que tu te vás embora. É muito difícil para todos nós este momento, mas o mais importante é que estamos juntos. Prometo me esforçar ainda mais, muito mais para te entender e compreender!
Eu peço perdão a mim mesma, por ser tão rígida comigo mesma, por não ter errado mais, por não ter amado mais. Na verdade, amar eu amo demais, mas algumas vezes fico travada diante da possibilidade de demonstrar, através de um carinho o quanto aquela pessoa é especial pra mim.
Por isto vou aproveitar este momento para dizer a todos vocês que, de alguma forma estão na minha vida que amo muito vocês, mesmo que não demonstre através de um abraço ou gesto de carinho eu os amo. Acreditem, pois se os nossos caminhos se cruzaram é porque era importante nosso encontro!
Um comentário:
Oi querida, só hj vi teu comentário e claro vim correndo pra ler. Achei tao bonito tudo, te imaginei escrevendo, de coracao tao aberto, que pode até ter saído mais umas lagriminhas desses olhos...
eu se fosse vc, imprimiria isso e mandava pelo correio pra todos os que foram mencionados. Tenho certeza que tua mae, teu pai, teus irmaos, sobrinhos, todos mesmo, vao amar ler essa coisa bonita que saiu do fundo do coracao. E guarda contigo pro ano todo, esse perdao a si mesma, pra sempre que se vir mt dura, uma lidinha ajude a amolecer um bocadinho.
Um bj querida Léli!!! e um ótimo 2012 pra ti, pequena!
Postar um comentário