sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reencontro

Não lembro como foi meu primeiro dia de aula. É estranho eu sei! Lembro com grande facilidade do teste que fiz na sala da diretora para que avaliassem se devia entrar no pré-escolar ou poderia ir direto para a primeira série. Lembro da minha pastinha, se fechar os olhos posso sentir o cheiro de nova que ela tinha. Ela era estilo maletinha, azul, com uns desenhos na frente e o fechinho era de encaixar. Bem que eu queria uma mochila... bem, meu pai escolheu algo que se parecesse comigo, acho. Eu lembro da professora Maria Inês, da sineta que a dona Leonídia chacoalhava no corredor diante da secretaria, mas eu não lembro do meu primeiro dia na escola.
Na verdade não recordo de algumas coisas que a maioria das pessoas lembra. Eu relembro com clareza do teste de leitura. Lembro de minha primeira aula no novo colégio. Aliás, seria impossível não lembrar, porque eu caí na sala. Lembro das brincadeiras no pátio da escola no meio das flores do jardim da dona Leonídia. Gente, é possível sentir o sabor do lanche que fazia com minha prima Liliane e minha amiga Rosane na hora do recreio. O pão com molho e fanta comprados no bar do colégio era como uma espécie de manjar!
Relembro com saudade das minhas discussões com a colega Giovana que sempre ficava reclamando que eu falava demais e que seria mulher de político ou narradora de futebol quanto eu crescesse. Tenho memórias muito carinhosas de momentos inesquecíveis, de colegas, de festinhas, de despedidas, de professoras, enfim... mas eu não lembro do meu primeiro dia na escola. Porque será que esta lembrança se perdeu?
Será que meus arquivos estavam cheios e precisavam de espaço? Será que minha lembrança do primeiro dia foi deletada para guardar teus sorrisos, as coisas que me dizias, as histórias que me contavas? Vai ver esqueci o primeiro dia na escola para poder lembrar sempre do teu rosto. Ou... talvez, a lembrança tenha se esvaído porque eu precisava guardar na minha memória todo o carinho que te dediquei e para isto era preciso espaço para lembranças que mantivessem a chama da nossa amizade acesa em meu coração, porque, mais cedo ou mais tarde nosso reencontro aconteceria e toda aquela saudade se dissiparia.
Vai ver o objetivo de eu não ter guardado uma lembrança tão importante quanto meu primeiro dia na escola, tenha sido porque eu precisava manter preservadas todos os momentos que vivemos juntos. De repente é porque no nosso reencontro eu precisasse reavivar tuas lembranças, reacendendo brasas adormecidas nas tuas memórias. E foi tão bom ouvir tua voz! Te olhar nos olhos! Confesso que fiquei nervosa, minha cabeça rodava e o coração acelerou. Acho até que deu pra perceber que minha voz embargou e algumas palavras saíram tremidas. Talvez o nosso receio tenha sido o mesmo, o meu de te fazer lembrar momentos difíceis e o teu também.
Quero te dizer que fiquei feliz de teres lembrado de mim, mesmo depois de tantos anos. Não sei se minhas memórias te farão bem, se te farão feliz. Mas sei, que de todas as minhas memórias importantes teu olhar e teu sorriso não poderiam ter sido apagados das minhas lembranças. E eles continuam iguais, mesmo depois de tanto tempo!
Sei que o olhar ficou mais sedutor, é vero! O que não mudou foi a verdade que vejo, que via no teu olhar quando encontrava o meu. Como pude guardar tantos detalhes da tua personalidade, dos teus trejeitos, o som da tua voz, o brilho dos teus olhos em minha lembrança e não consigo recordar o meu primeiro dia de aula, tão importante na minha história de vida? Não encontro explicação! Esta memória só pode ter se perdido porque, mais importante do que ter vivido estes momentos ao teu lado meu amigo, foi ter guardado fatos suficientes para te reencontrar! Mais importante do que ter te conhecido, foi ter te reencontrado!

Nenhum comentário: