sexta-feira, 2 de março de 2012

Apenas uma lágrima!

É difícil viver um período de luto!
Hoje, antes do almoço conversava com minha mãe e lembrei do dia em que minha bisavó faleceu. Lembro da sensação que tive no momento em que escutei meu pai dizer a frase e a sensação avassaladora que me invadiu. Pensei na minha mãe, na minha vó. Pensei no desejo que minha bisavó tinha de morrer depois da sua filha Edite! Lembrei que o pedido atendido.
Minha mãe disse que a vó Mila se foi assim como uma vela que apaga. Ela deu um bocejo e foi-se. Sem dor, sem sofrimento! E lembrando disso nós duas não conseguimos conter as lágrimas de saudade!
A mãe disse que foi muito difícil aceitar a perda da vó Mila. Que ela não entendia como tudo podia continuar igual se ela não estava mais aqui. Como o sol ainda brilhava, como tudo corria normal?

Minha bisa era uma pessoa muito especial! Sua maneira de ser, seu carinho e o exemplo me dão grande orgulho. Lembro dela com uma nitidez muito grande. Todos os dias íamos na casa da vó Mália e quando dobrávamos a esquina podíamos ver a vó Mila encostada ao muro na frente da casa. E durante muito tempo depois de ela ter ido a visão dela apoiando o rosto na mão escorada no muro antecedia a visão do muro branco vazio, solitário...

Mas o luto é importante dizem os psicólogos e eu concordo. Precisamos deste tempo para lembrar e chorar  por aquelas pessoas (ou situações) que sempre estarão em nossos corações. Dedicamos nossas lágrimas, algumas orações e pensamentos a estes entes que partiram, ou simplesmente nos despedimos da situação que, mesmo não tendo sido positiva, por exemplo, representa um aprendizado, um crescimento. Nunca estamos preparados para encarar o luto. Nascemos sabendo que um dia iremos embora, deixaremos pessoas queridas e outras nos deixarão, mas nunca estamos preparados. Sempre acharemos que foi cedo demais!

Embora o título deste texto seja "apenas uma lágrima" não sou capaz de cumprir a sentença. Jamais consegui controlar as glândulas lacrimais e quando a emoção bate as lágrimas vem em enxurrada banhando meu rosto. No único auto retrato que fiz na vida, sem talento nenhum, estou chorando! Hoje, agora pouco, a noite, estava com o peito apertado (e não era o sutiã!). Cheguei a pensar... vou derramar apenas uma lágrima, vou deixá-la rolar pela face e saltar da ponta do queixo no meu peito diluindo todo este furacão de sentimentos,assim como uma chuva mansa que ajuda a germinar novas sementes. Quisera tivesse conseguido deixar rolar apenas uma lágrima! Quisera eu que uma única lágrima caísse e tudo se acalmasse!
Eu quis...

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz que lembres com carinho da bisa Mila, ela foi muito importante na minha vida e sabes disso e,onde quer que esteja recebeu nosso carinho! quanto às lágrimas...ha estas não coseguimos controlar! ainda mais tu que és uma chorona!!