terça-feira, 17 de julho de 2012

O homem gigante - Histórias de Fantasma

Entre as histórias que escutava quando criança de aparições e fantasmas sempre estava a do "Homem gigante". Hoje em dia, conversando com minha mãe, testemunha ocular do fato, a gente se pergunta se o homem seria tão grande assim, como aos olhos de uma criança. Ou se tudo não passava de imaginação.

Assim como a mulher de branco que aparecia pelos campos da Bom Jesus, o gigante também era uma história recorrente e várias pessoas contavam tê-lo visto. Não se sabe ao certo se o objetivo dos causos era impressionar as crianças ou exaltar a coragem de quem havia visto o tal gigante de perto.

Minha mãe conta que ela e a família haviam ido visitar o avô. A noite era quente e enluarada. O caminho era relativamente grande, visto que eles viviam no mato (aonde hoje é o bairro Dunas) e a casa do vovô era na Domingos de Almeida (aonde hoje é o colégio Ginásio do Areal). Eles iam andando, pois naquela época visitar os amigos e parentes era o divertimento, visto que não havia luz elétrica nem televisão. Os passeios eram recheados de boas conversas com gente amiga e um grande frege entre os irmãos na volta pra casa.

Foi em meio a este frege todo que o homem gigante apareceu com seu macacão de brim e botas de borrachas gigantes! A mãe conta que vinham naquela algazarra quando viram o homem. Uns ficaram mudos, outros falaram pro meu avô: "_Papai olha  homem!" Meu avô, que minha mãe diz que era o herói dela, respondeu: "_Deixa o homem!"
O homem passou e foi s'mbora.
A mãe conta que o homem ia crescendo, cada vez se tornando maior, até sumir pelo meio das árvores.

Fico pensando que bem pode ser o espírito d'algum lenhador que ainda não havia se apercebido da morte. Ou talvez, minha mãe cogita, seja um homem comum, apenas com uma estatura um pouco mais avantajada e por conta de tantos causos de assombração criaram uma imagem de um homem realmente gigante. Vai saber? Ela mesma não sabe se era um homem ou um espírito, ainda que tenha participado do acontecido.

No meio das historinhas criadas pela mente das crianças tá o sonho que a minha sobrinha Larissa teve depois de escutar a história do homem gigante pela primeira vez. Leiam e digam se a imaginação não é como fermento.

Larissa  Soares  Guadalupe.

  Eu  tava  tomando  café  com  a  minha  dinda  Danieli    e  ela  pediu  pra  minha
 Vó  contar   a  história  do gigante  e  ai  a  hora  que  eu  fui  dormir  eu  sonhei  com  o  gigante.
Eu  tava  no  computador  pois  o  gigante  era  uma  lenda  ai  eu  imprimi  uma  foto  do  gigante e  ele  apareceu  na  janela  e   eu  fiquei   do  lado  da   cama  olhando   a  foto  e  a  cara  dele  muito  assustada e  ele  pergunto  meu nome, eu respondi  e  perguntei  o  nome  dele  e  a gente ficou  conversando  e  no  final  ele  era  bonzinho  e  legal.
Ele  tinha  rugas,  o  nariz achatado  e  sobrancelha grande.

Nenhum comentário: