quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Todo dia um novo desafio!

Todos os dias vivemos inúmeros desafios. Somos desafiados a saltar da cama cedo para trabalhar, a viver bem e da melhor maneira possível. Todo dia temos novos desafios. Óbvio que muita gente se prende apenas as questões negativas, achando que quem crê no positivo é bobo ou ingênuo. Somos desafiados a respeitar os outros, a tolerar o que difere da gente, a conviver bem com a comunidade que nos cerca, seja virtual ou realmente. Já pego como exemplo para mim que, quem não tolera virtualmente as diferenças e peculiaridades dos outros tampouco deve tolerar no mundo real.
Os desafios que tem aparecido nas redes sociais tem um fundo, muitas vezes social, como o tal do desafio do balde de gelo, por exemplo. O que questiono é que a coisa vai indo de tal forma que no final as pessoas não fazem ideia do porque começou esta onda. No desafio do balde de gelo a ideia era arrecadar doações para a pesquisa da cura e chamar atenção do mundo para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Pode até ser chato ver as pessoas exibindo seus corpos ou fazendo pose e jogando o conteúdo do balde por cima, sem ao menos saber porque. Mas há uma causa nobre e justa.
Ao mesmo tempo, questiono o desperdício de água, outro desafio que muitas regiões enfrentam. Portanto, chegou um momento em que a visibilidade deveria ser dada para o motivo e para onde doar o dinheiro, ao invés do banho em si. O fato é que o desafio está cumprindo seu papel e arrecadou nos EUA mais de 70 milhões de dólares.
Aqui no Brasil podemos doar para a Associação Pró-Cura da Esclerose Amiotrófica Lateral, CNPJ: 18.989.225/0001-88 Banco Bradesco (237) Agência 2962-9 Conta Corrente 2988-2. Pode consultar o CNPJ no site da receita federal para ter certeza, também fiz isso. E não precisa tomar o tal banho de gelo, afinal, o mais importante são as doações.
E as pessoas chateadas com este desafio passaram a reclamar agora do desafio sem make/sem filtro que a mulherada tá postando no facebook. Sinceramente... pra mim não faz qualquer diferença, porque de modo geral quando não me interesso por determinado assunto passo direto por ele. Mas muita gente esta indignada dizendo que é ridículo, que é coisa de quem não tem o que fazer e sei lá mais o quê. É bem capaz de que a grande maioria realmente não saiba do que se trata e apenas não queira ou não tenha grana para pagar o desafio perdido. A ideia original, posso estar equivocada, corrijam-me, era postar as mulheres com sua beleza natural. Chamando atenção para a tão debatida ditadura da beleza. Pois é, era pras pessoas mostrarem que são reais, que tem alguns defeitinhos que escondem com maquiagem, mas que o fazem porque gostam e querem e não porque o mundo as considera "um bichinho da goiaba" sem a maquiagem. As belezas reais são diferentes daquela apresentada nas passarelas, das telonas do cinema ou da televisão. Bem pode ser que agora as empresas cosméticas se aproveitem do desafio como propaganda para os seus produtos. Afinal, "a ocasião faz o ladrão" diz o ditado. Não há como saber se usarão disso ou não. O realmente importante é que as mulheres tenham sua autoestima em alta, com ou sem maquiagem, que possam postar, viver e usar o que bem quiserem sem rótulos ou opressão.
Mas a revolta e a intolerância com a mania dos desafios pode ser divertida, como nas tirinhas da dona Anésia ou algumas postagens do face, que cutucam e chamam atenção para que os desafios aconteçam pr'além do simples exibicionismo. Sem contar que também chama atenção para o fato de que a mudança começa com a gente, dentro da gente mesma, dentro da nossa casa. A gente pode mudar o mundo (eu acredito verdadeiramente nisso!), mas como disse Bill Gates ou Steve Jobs (não tenho certeza de quem foi que disse realmente, mas acho que foi Gates) "comece arrumando seu quarto"! Muitas mães querem muito que este desafio "pegue"! E também pode levar a outro desafio o da caridade como alguns posts que dizem para adotar animais ou outros que pedem doação de dinheiro para entidades que acolhem cães de rua. Deve ter outros desafios da caridade pedindo doação de agasalhos para moradores de rua, chamando para o voluntariado, para a doação de sangue ou para outras milhares de causas justas, reais e urgentes. Escolha seu desafio e "taca-lhe pau"! Faça de coração!

Aqui vão algumas dicas de causas que precisam de auxílio:
Grupo São Chico - Pelotas pede doação de cinco pila para ajudar com os animais de rua recolhidos por eles. Tu podes depositar na Caixa Econômica Federal (não precisa entrar na fila ou coisa do tipo, dá pra depositar na lotérica) Agência 4424 operação 013 conta 750-0.

Também pode doar para a AApecan da sua cidade, por exemplo. A AApecan ajuda pacientes de câncer em tratamento e podem ser doados, além de dinheiro, medicamentos, alimentos, enfim... Podemos obter mais informações aqui no site. Doações em dinheiro pode ser feitas pela conta corrente da CEF  3213-9 agencia 0495 op:003. Ou no endereço da instituição Rua Santa Tecla, 821. 

Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, (CNPJ 13.299.073/0001-78) que fica na Avenida Fernando Osório, 1280. Eles também tem o banco de medicamentos, o banco de empregos, o banco de leite. As doações podem ser feitas através da conta no banco do Brasil conta 3000/7 agencia 2884-3. dos contatos 3273-2600 ou do email bancomadretereza@hotmail.com.

Cerenepe Pelotas que fica na rua Zola Amaro, 318, no bairro Três Vendas, telefone 3223- 4037. 

Apae Pelotas que fica na rua Olga Eiffler, 220. Telefone 3223-2306. 

Alguns centro espíritas da cidade fazem registro e doação de alimentos para pessoas carentes como o Centro Espírita Jesus que fica na praça José Bonifácio (praça da Catedral), 52. Telefone 3026-2913. O Lar Fabiano de Cristo rua Santa Tecla, 624, fone 3227-8887. Fora de Pelotas tem: Casa André Luiz onde tu fica sabendo como doar aqui. Tem também o Centro Espírita Alan Kardec, em Campinas que tem um trabalho muito bonito. 

Tem o Sopão de Rua, onde tu pode ajudar como voluntário, doando alimentos e pão entre outras coisas. O sopão é servido nas quintas-feiras na Rua Padre Anchieta, 2697 telefones 8130-3141(tim) 8476-6990 (Oi) e 9186-7371 (claro). 

Grupo São Lázaro distribui comida todas as segundas feiras em frente Mercado Público de Pelotas, às 20h30. Eles pedem, pra quem puder dar caixas de leite ou suco que serão usadas para servir o alimento doado. Claro que eles devem aceitar doações de alimentos também. 
Aqui do lado tem as instruções de como fazer para que as caixas possam ser reaproveitadas.

E se não tiveres como doar grana ou alimentos ainda podes doar sangue! Este é um desafio válido para qualquer cidade do país. Aqui em Pelotas é só ir no Hemocentro  na avenida Bento Gonçalves, 4569. Ou no banco de sangue dos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Pelotas praça Piratinino de Almeida, 53; Beneficência Portuguesa de Pelotas, rua Andrade Neves, 915; Hospital São Francisco de Paula, na Marechal Deodoro, 1123.
Não se mixem pros desafios!

Nenhum comentário: