terça-feira, 4 de novembro de 2014

O mordomo da Casa Branca

Mesmo que não tenhamos vivido tanto é impressionante como as coisas mudaram em um tempo relativamente curto. No filme "O mordomo da Casa Branca" do diretor Lee Daniels várias lutas e conquistas podem ser vistas durante a existência Eugene Allen. É um drama que nos faz chorar por muitas vezes, principalmente quando nos damos conta de que esta história é recente.
É uma longa trajetória de um campo de algodão, onde Eugene trabalhava com os pais, até a Casa Branca. Ainda menino, ainda escravo, ele presencia o assassinato de seu pai após o estupro de sua mãe pelo filho da dona da fazenda onde trabalhavam. Depois do ocorrido Annabeth Westfall decide tornar Eugene um negro da casa e ensina a ele como servir a mesa, boas maneiras e como servir convidados, também ensina-o a ler. A mãe, após a violência sofrida fica alheia aos acontecimentos ao redor. Logo que pode ele decide ir embora da fazenda e acaba trabalhando num hotel, onde é "descoberto" pelo responsável pelas contratações de funcionários da Casa Branca.
Eugene passa por vários presidentes, sempre servindo dedicada e lealmente. Mas sua vida é um tanto caótica, cheia de desentendimentos com o filho Louis, que segue a filosofia de Martin Luther King  e luta pela liberdade dos negros americanos. Também passa por momentos difíceis com a mulher Gloria, que não se conforma com sua ausência em casa e supre suas insatisfações com a bebida.
Eugene perde o filho mais caçula na guerra do Vietnã. Só após ser convidado pela esposa do presidente Ronald Reagan consegue compreender a luta do filho mais velho pela igualdade.
Ele passou pela escravidão, pela luta pelos direitos civis negros, pela guerra do Vietnã, pela perda dos pais, pela perda dos filhos, pelo assassinato de John Kennedy e a eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama.
Quando coloquei o dvd não esperava muito, mas foi uma grata e boa surpresa. Oprah Winfrey se saiu muito bem como atriz. Forest Whitaker está muito bem como Eugene Allen.
Alguns atores estão irreconhecíveis nos papeis dos presidentes e suas esposas. Jane Fonda como Nancy Reagan é um exemplo. John Cusack está no papel de Nixon. Lenny Kravitz e Cuba Gooding Jr. são companheiros de trabalho e amigos de Eugene.
Foi uma boa pedida para um domingo nublado e chuvoso. Vale para reflexão, principalmente depois que acabamos vendo tantos discursos de ódio nas redes sociais. Recomendo!

Foto: AdoroCinema

Nenhum comentário: