Eu gostaria muito de falar e listar aqui um filme que assisti há algumas décadas, provavelmente na sessão da tarde, e que não lembro o nome, nem sei quem eram os atores, nem nada. O filme é maravilhoso e conta a história de uma professora negra (cada vez que fecho os olhos enxergo ela nitidamente) e seus alunos, em especial uma garotinha, também negra, gordinha que tinha uma grande dificuldade de aprendizado e leitura. O filme é lindo e mostra uma verdadeira mestra na arte de alfabetizar. Lembro que o nome desta garotinha é Clarissa e que o grande final, como não poderia deixar de ser, é ela lendo pra toda a escola. Mas de jeito algum consigo descobrir o nome do filme!
Por isto fiz uma lista com 13 filmes que eu assisti e que considero uma grande e verdadeira homenagem aos professores e seis que eu não vi, mas tem a mesma temática. Não estão por ordem de importância. Sinopses do AdoroCinema e as imagens do google. Ah! Óbvio que os filmes são muito mais do que as sinopses contam, mas também não dá pra contar todo o filme, né?
1) O sorriso de Mona Lisa - com Julia Roberts. Assisti!
"Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida." Katharine é uma feminista, que defende a liberdade das mulheres. Achei uma parte muito interessante quando uma de suas alunas mais brilhantes diz a ela que ela "escolheu casar e cuidar da casa", que aquilo era uma escolha dela.
2) Gênio indomável com Robert Williams e Matt Damon - Não assisti, portanto sem opinião a respeito. Mas no geral as críticas são boas. "Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles."
3) A corrente do Bem - com Kevin Spacey, Helen Hunt e Haley Joel Osment. Assisti e acho o filme maravilhoso! Sempre me acabo chorando, óbvio!
"Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida."
4) Preciosa - uma história de esperança - com Gabourey Sidibe. Não assisti e sabendo da história acho que não irei.
"1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação."
5)Ao mestre com carinho - Sidney Poitier. Assisti e acho uma jóia! Adoro!
"Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amendronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo."
6) A onda - com Jürden Vogel. Não assisti, mas fiquei com vontade!
"Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais."
7) Escritores da liberdade - com Hilary Swank. Assisti! Foi um filme que encontrei por acaso passando pelos canais a cabo na casa do meu irmão, se não me engano. Achei o filme maravilhoso! Recomendo!
"Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo."
8) O clube do imperador - com Kevin Kline. Não assisti!
"William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear."
9) Mentes perigosas - com Michele Pfeifer. Assisti! A loira e linda Michele Pfeifer faz uma professora correta, disciplinadora e fora dos padrões ao lançar mão de vários métodos diferentes para ensinar os alunos. "Uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue através de métodos convencionais a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais."
10) Será que ele é? - Com Kevin Kline. Não assisti, mas quero muito!
"Cameron Drake (Matt Dillon), vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento de praxe ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais."
11) Uma mente brilhante - com Russel Crowe. Assisti!
"John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel."
12) Entre os muros da escola - Não assisti!
"François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores."
13) O grande desafio - com Denzel Washington. Assisti! Maravilhoso!
"Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais. (RC)"
14) Meu mestre, minha vida - com Morgam Freeman. Assisti e também recomendo!
"O professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado pelo seu amigo Frank Napier (Robert Guillaume) a assumir o cargo de diretor em uma problemática escola de Nova Jersey. Autoritário e arrogante, Clark comanda com pulso firme e com métodos pouco ortodoxos, as vezes até violentos. Dessa forma, ele consegue com que alguns alunos da escola, que sofre com problemas de tráfico de drogas e violência, passem no exame de final de ano realizado pelo governo. Mesmo fazendo o bem para os alunos, seus métodos contraditórios atraem admiradores mas também inimigos."
15) Duelo de Titãs - com Denzel Washington. Assisti!
"Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive."
16) Sociedade dos poetas mortos - com Robin Willians. Assisti! É um filme lindo que mostra o que realmente é a vocação de ser professor.
"Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos"."
17) Escola de Rock - com Jack Black. Assisti! Sim, recomendo. Não é só um filme de humor e irreverência por se tratar de rock. É um filme que fala de sonhos, a importância deles, a importância da música no ensino e da importância dos professores para a autoestima dos alunos.
"Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais."
18) Coch Carter - Treino para a vida- com Samuel L Jackson. Assisti!
"Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade."
Vários filmes falam sobre a educação e os professores ligados a esportes, a música, a literatura e como estas questões, muitas extracurriculares, auxiliaram os alunos a aprender, ou a querer aprender. Mostra como aquele mestre tocou aquela criança ou adolescente e ajudou a aflorar sonhos, fez com que aquelas pessoas se conhecessem e buscassem o seu melhor. Com esta singela homenagem quero dar os parabéns ao professores da vida real, que, como os dos filmes citados, precisam enfrentar a violência, o descrédito, os baixos salários, as más condições das escolas. Professores o dia é de vocês! Meu eterno reconhecimento a todos os professores do Brasil! Um grande abraço aqueles queridos que fizeram parte da minha trajetória como: Maria Inês (que me alfabetizou, lá no Cecília Meireles), a Jurema (que exigia a tabuada), a Rosane (que lá no CAVG viu minha veia jornalística), a Cleuza (que no João XXIII ajudou a entender a tal da contabilidade), o Jairo Sanguiné (meu querido mestre na UCPel), a Beatriz Loner (minha orientadora na especialização). Também agradeço os queridos Mario Osório Magalhães, que antes de ser meu professor, foi da minha mãe e já me deixava assistir suas aulas, a Lorena Gill, ao Manuel Jesus, ao Rudmar Baldissera e tantos outros. Aos amigos que abraçaram a profissão e a minha mãe, que não trabalha na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário