terça-feira, 21 de outubro de 2014

Arte no auxílio do tratamento

Depois de assistir este vídeo lembrei de uma apresentação da Larissa na Fundação de Apoio Universitário (Fau). Esta apresentação foi uma iniciativa da professora Mônica Borba que dava aula de ballet na Cia da Dança. Se não me fala a memória a apresentação aconteceu no ano de 2007, depois da mostra de final de ano da academia. Este espetáculo, na Fau, foi muito emblemático para nós pois foi na UTI deste hospital que ela esteve internada ainda bebezinho.
Foi muito emocionante ver ela e as coleguinhas dançando naquela sala para outras crianças enfermas com suas mães. Percebia-se a expressão de encantamento da gurizada e a distração das mães, que naquele momento sentiam-se aliviados da rotina de remédios e tratamentos. Óbvio que a emoção falou muito alto em mim, chorei bastante.
Acho lindo as iniciativas de levar arte para aquelas pessoas que estão hospitalizadas. Música, dança, brincadeiras, pinturas são tão belas e certamente ajudam no tratamento. Não é por acaso que são tidos como uma forma de se aproximar de Deus.
Os Doutores da Alegria é uma iniciativa que acho linda demais. São mais de duas décadas de trabalho junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Foram mais de "um milhão de visitas de um elenco de cerca 40 palhaços profissionais (não voluntários) e possui unidades em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Recife." No site explica como doar e ajudar.

Nenhum comentário: