quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Este ano fiquei a par de vários amigos, conhecidos e familiares diagnosticados com algum tipo de câncer. Neste exato momento meu sobrinho de 23 anos está hospitalizado para a primeira etapa do tratamento de um sarcoma malígno. Embora os avanços na busca pela cura da doença existam o diagnóstico é um fator determinante e o tempo entre a descoberta e o início do tratamento são fundamentais. É óbvio que ninguém gosta de ir ao médico, de ser espetado por uma agulha para tirar sangue, fazer xixi num potinho ou ficar em posições desagradáveis para que o médico diga ao final, "tudo bem!"


Mas passar por isso com certeza é melhor do que descobrir algum problema e dizer "não é nada" e no futuro ouvir do médico "não há o que fazer!"
É sabido que nosso Sistema de Saúde, na teoria é muito bom, mas na prática ainda não funciona e na maioria das vezes quando precisamos de algum exame ou atendimento médico é preciso recorrer a planos de saúde. Poderíamos discorrer sobre como é mal administrado o dinheiro destinado a saúde e por aí a fora e o quanto é complicado para o assalariado manter-se dignamente com o ordenado mensal. Mas o assunto hoje é prevenção ao câncer!


A sorte é que podemos contar com instituições que dedicam seus esforços a pesquisa, tratamento e apoio a pacientes de câncer.
Várias atividades marcaram este mês pelo país.

Neste sábado aqui em Pelotas a Aapecan, o Instituto Avon e a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde realizam atividades na Avenida Duque de Caxias em frente ao 9° Batalhão Tuiuti. O evento acontece das 14h às 17h.


A Aapecan (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) tem sede em Caxias do Sul e foi formada por um grupo de voluntários que perceberam a dificuldade que muitos pacientes de câncer enfrentavam no pós internação e que suas necessidades básicas não eram totalmente atendidas. A Aapecan tem unidades aqui em Pelotas, na rua Barão de Santa Tecla, 821 - Bairro Centro - CEP 96010-140. E também em Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande, Ijuí, Bagé e posto de atendimento em Lagoa Vermelha.
A Aapecan também conta com o apoio e o auxílio da comunidade com doações, por isso se você tem interesse em ajudar entre em contato com a entidade no seu município. Aqui em Pelotas além do endereço também pode ser contactada pelo telefone (53) 3027 7610 - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou pelo email aapecanpelotas@aapecan.org.br.

Na internet encontrei pessoas guerreiras que fizeram da sua experiência um aprendizado para ser compartilhado com outros que passaram ou estão passando pelas mesmas dificuldades. O Instituto Neo Mama realiza uma campanha através do qual um simples click se transforma numa mamografia gratuita para quem necessita. Por isto vá lá e dê sua colaboração. Bastará clicar no "botão". No site também há informações sobre como realizar o auto exame, entre outras.

Foi através da internet também que conheci a querida lutadora Maria do Rosário, que criou a Bendizer uma OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Público) "que incentiva toda e qualquer atividade que melhore a auto-estima e a qualidade de vida dos pacientes com câncer e de seus familiares". A Bendizer realiza vários eventos para arrecadação de fundos visando a construção da sua sede própria na Vila Clementino. Qualquer um pode ser um parceiro, basta querer. E a ajuda pode ser através de doações de roupas e acessórios para os bazares que são realizados, pode ser um tempo para ensinar algo ou ajudar em alguma atividade ou doação em dinheiro. No blog do Bendizer tem todas as informações e endereços para contato.

Também foi através das redes sociais que descobri que uma colega de faculdade havia passado uma grande dificuldade, pois seu filho havia sido diagnosticados com uma Leucemia Mielóide. A Letícia, mãe do Lucas também foi uma grande guerreira e transformou sua dor e experiência em luta. Ela criou um blog para manter familiares e amigos informados sobre a saúde do Lucas, mas com o passar do tempo ele foi também dando espaço para campanhas e informações sobre a doença.

Façamos do outubro um mês mais rosa, façamos de todos os dias um novo dia de apoio a estas entidades que tanta força e carinho dão a quem precisa. Sejamos solidários!

Nenhum comentário: