sábado, 8 de outubro de 2011

Arte de rua - Graffiti

Considero o grafite ou graffiti uma arte, uma forma de expressão verdadeira. Dos 4 elementos do Hip Hop, este é o que mais gosto. Sim, admiro a dança, só que não gosto muito da música. É uma dificuldade que tenho, admito. Não sei explicar... mas é assim, não gosto de repente, nem pajada, nem trova, nem rap. Parece que uma coisa não tem nada a ver com a outra né? Até pode ser que não tenha, mas eu particularmente não gosto quando a letra da música fica, sei lá... fora da melodia, ou quando fica muito igual o tempo inteiro. Não sei se me faço entender? O fato é que, reconheço todas estas expressões como ARTE, porque a arte é plural e cada uma das pessoas tem uma forma de entendimento sobre as coisas. E isto acontece em todos os campos da nossa vida.
O meu ídolo Raul Seixas, falava que sua música Gita, em parceria com Paulo Coelho, tem sete níveis de entendimento. Imaginem, uma música, 7 níveis. O que dizer de vários estilos diferentes?
Para alguns a melhor expressão musical é a clássica nas obras de Vivaldi, Beethoven e tantos outros, de outro lado tem quem diga que é o metal. Somos diferentes, somos únicos e precisamos aprender a lidar e, principalmente, respeitar as diferenças.
Voltando ao grafite, considero que ele deixa a cidade bonita, valoriza os imensos muros brancos e os tapumes das obras. Agora, pichações só sujam. Este grafite da foto, por exemplo colore a parede desta casa. Talvez até ajude na venda do imóvel, conforme podemos ver pelas placas.
O artista mandou seu recado através do desenho colorido com cores vibrantes. Posso até estar entendendo errado, mas acho que ele disse, que somos multicores. Somos uma linda mistura de cores vibrantes! Nenhum melhor que o outro. Mirem o desenho e vejam como as cores se complementam. Que tal a gente começar a colocar esta ideia em prática? Viva a diversidade e a diferença!

Nenhum comentário: