quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Uma listinha de filmes que eu amo!

Fui desafiada a fazer uma lista com 10, apenas dez filmes que marcaram minha vida, mas sou prolixa e 10 é um número pequeno. Depois da primeira lista fiz outra com mais treze, porque vários outros filmes vinham na minha cabeça logo depois de encerrada a dita cuja. Então resolvi vir aqui e juntar as duas listas e completar até 30. Trinta filme que eu amo de paixão. Claro que tem muitos outros que vão vir a minha mente assim que postar este texto, mas daí, quem sabe faço listas por gênero? 
1) Pão e tulipas - É um filme que se passa na Itália. Nele é contada a história de uma dona de casa
Pão e Tulipas
que é deixada para trás numa excursão com a família. O resultado é a descoberta de que podemos recomeçar. Depois de ser esquecida pelo marido e os filhos resolve ficar um tempo em Veneza (se não me falha a memória, con
fere Luiz Carlos Vaz?) arranja um emprego numa floricultura e redescobre o amor, com um garçom suicida (tentava dar fim a sua própria vida) que a acolhe. O filme é lindíssimo!
2) Elza e Fred - simplesmente amo, amo, amo. Peguei emprestado com meu irmão Cristian Guadalupe e me adonei. Fala do amor na terceira idade, da alegria de viver, do medo de morrer e do medo de viver. Toda vez que me sinto meio pra baixo assisto Elza e Fred. Ah! o filme é Argentino e é maravilhoso!!!
3) A cor púrpura - acho que foi o primeiro filme que vi com a Whoopi Goldberg. O filme é lindo e muita gente deveria assisti-lo. O que mais lembro é da importância que vi ao destacarem a beleza natural daquela mulher. E consequentemente a beleza das mulheres negras.
4) O bebê de Rosimery - porque gosto muito de filmes de terror, apesar de me pelar de medo. hahahaha
5) Carrie, a estranha - o original, porque na época que vi era criança. Depois assisti os outros.
6) Fúria de Titãs o primeiro, com o slow motiom. Amava aqueles filmes, inclusive os do Ali Babá, Simba e os sete mares.
7) Tomates verdes fritos - simplesmente eu amo muito! 
8) Procurando Nemo - Já disse que amo animação?????
9) O Auto da Compadecida porque tem muito filme brasileiro legal.
10) A fantástica fábrica de chocolate - apesar de amar o Johnny Depp fico com a original, que vi tantas vezes na sessão da tarde. Mas vi o filme novo e gostei também.
11) O advogado do Diabo - nem sei se é pelo Al Pacino, ou se pelo Keanu Reeve.
12) A Excêntrica Família de Antônia - porque fala de diferenças importantíssimas que a gente deveria respeitar e proteger. Aliás, outro filme bem oportuno para esta época. Pessoas como o candidato a presidência que usa o aparelho excretor para falar deveriam assistir para entender que as minorias, os fracos e oprimidos devem ser protegidos e não exterminados e odiados.
13) O nome da Rosa, foi um dos primeiros filmes que indicaram na faculdade. Depois de Cidadão Kane, que não cito na minha lista por não lembrar muito bem. Gosto muito de filmes de suspense e investigação.

Laços de Ternura
14) Melhor é impossível, porque eu amo o Jack Nicholson e vejo tudo que é filme com ele. A declaração de amor dele neste filme é maravilhosa. Dizer para alguém que ela faz com que ele queira ser alguém melhor é melhor que "eu te amo"! Sério!
15) Laços de ternura é um filme muito bonito. Fala de relacionamentos, de sentimentos, de separação, de partida. Vale a pena, apesar de o Jack Nicholson usar uma sunguinha medonha numa das cenas. Mas ele tá lindo! 

16) Kramer versus Kramer, também é um filme que fala de separação, de briga pela guarda do filho, de sofrimento. Foi o primeiro filme que lembro de ter visto em que o pai luta para ficar com o filho, para criá-lo e manter-se presente durante a sua formação e o seu crescimento.
Kramer vs Kramer

17) O Campeão - Nem sei quantas vezes chorei assistindo este filme. Aliás choro sempre e sempre. Fala de vício, de arrependimento, de alegrias. Amo, simplesmente. 
18) O iluminado, porque mesmo sendo um filme de terror não tive medo algum, exceto pela aparição das gêmeas, claro!
19) O exorcista - porque me apavorou por anos e até hoje evito ver qualquer coisa que contenha a cara daquela guria.
20) Ensina-me a viver - porque a gente precisa saber que a idade é algo que tá mais na cabeça da gente do que no corpo, há velhos de 20 anos e jovens com 80. O filme é bárbaro!
21) Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador Porque tem Johnny Depp maravilhoso. Neste filme foi a primeira vez que vi o Leonardo Di Caprio como ator de verdade.
22) A noiva Cadáver - porque tem Johnny Depp e eu amo animações vejo tudo que posso.
23) Era uma vez no México - porque tem Johnny Depp e Antonio Banderas e pra mim basta
24) Platoom - apesar de sofrer e chorar um monte gosto de filmes de guerra.
25) A lei do desejo - porque é um filme do Almodóvar e eu amo os filmes dele. Também porque tem o Antonio Banderas e eu também amo. 

26) Seven - Porque Brad Pitt, Morgam Freeman e Kevin Spacey já são um ótimo motivo. Cada um está mais "felomenal" que o outro. Mas o suspense do filme é fantástico. Vale muito a pena!
27) O silêncio dos inocentes - toda a trilogia, se é que dá pra chamar assim. É claro que o primeiro, com Judy Foster é o que há. 
28) Meu primeiro amor - é um filme infanto juvenil que pode ser considerado água com açúcar e bem bobo. Mas trata de uma coisa que quando adultos parece que esquecemos, as crianças sentem, compreendem, percebem e estão ali, mesmo quando fingimos pra elas que as coisas não estão acontecendo. Ou quando mentimos tentando proteger. O filme trata de uma forma linda a perda de pessoas queridas, o medo da morte, as diferenças.
29) Valentim - é um filme liiiiiindo! É argentino e passa no período da ditadura militar naquele país. O pequeno Valentim vive com a avó, depois que a mãe supostamente foi embora (o que durante todo filme dá entender é que foi presa pela ditadura). Tem o sonho de ser um astronauta e vive os dias fazendo exercícios para suportar a gravidade no espaço. O pai é ausente e vive trocando de namoradas, além de ser meio cafajeste com as mulheres. Quando Valentim faz amizade com um vizinho, que é músico e solitário e conhece a nova namorada do pai, resolve formar um casal entre o amigo e a futura ex-madrasta. Eles ajudam a procurar pela mãe dele até chegarem a um amigo dela. O resto cês tem que ver no filme. Tenho certeza que vão amar.
30) O ano em que meus pais saíram de férias - porque conta a ditadura militar no Brasil, as dificuldades da época, o enfrentamento das diferenças pelo olhar de uma criança que cai de paraquedas no meio de uma cultura nova, cercado de pessoas desconhecidas.

Um comentário:

Jacque disse...

Q lista legal, tem um monte de filme q ainda não vi... Boas dicas