quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tábua de salvação

A primeira vez que ouvi falar na expressão "tábua de salvação" foi quando li, num livro que não recordo o nome. Lembro que eu era bem criança e achei a expressão estranha e sem muito sentido. Até que minha mãe me explicou dando um exemplo assim "tábua de salvação é uma tábua ou um escombro no qual a pessoa se agarra quando está se afogando", no caso de uso geral, a expressão significa alguém, ou alguma coisa, que ajudou quem estava em perigo a salvar-se. Daí fez sentido!
Depois disso várias vezes ouvi ou li a frase e na maioria das  vezes era no sentido de pessoas que foram salvas de situações dramáticas. E algumas outras vezes, conhecendo a história de algumas pessoas eu torci muito e rezei pra que elas encontrassem suas tábuas de salvação. Eu sei que ninguém salva alguém que não quer ser salvo. A ninguém é possível dar paz ao outro ou felicidade, porque ambas são interiores. Mas podemos estar ao lado e dar alguma segurança. Devemos mostrar aquela pessoa que ela não esta sozinha.
Um amigo me contou uma vez quando foi demitido de um trabalho que amava muito ficou terrivelmente deprimido. Ele destacou que ficou realmente muito mal, que não conseguia sair da cama, não comia e não dormia bem. Foram vários dias naquela deprê. E que uma amiga ficou todo o tempo que ele estava mal junto com ele. Chegava de manhã e ficava até a noite, sem falar uma palavra muitas vezes, mas estava lá. Mostrando que ele não estava só, que aquilo era só um obstáculo e que tudo ficaria bem. A amiga foi a "tábua de salvação" dele. Acho esta história, verdadeira muito linda, de um amor genuíno e de uma amizade pura e verdadeira.
Quero muito que duas pessoas que passam por problemas sérios encontrem suas "tábuas de salvação" e consigam romper o ciclo vicioso em que se encontram no momento. Rezo para que superem suas dificuldades e tenham muita felicidade em suas vidas.

Um comentário:

Luiz Carlos Vaz disse...

Essa expressão foi muito difundida (e quem sabe criada?) no tempo do governador de SP Adhemar de Barros, que ficou popularmente conhecido pela deixa usada até hoje do “rouba mas faz”. Ele – como candidato – dizia ser a “tábua de salvação” para tudo... Sua frase mais famosa era “Fé em Deus e pé na tábua”. Uma das histórias mais famosas do ex-governador foi a do roubo de seu também famoso “cofre”. Ele foi roubado pelos integrantes do grupo VAR-Palmares, em 1969, na casa de uma ex-secretária onde estava o tal cofre, pouco tempo depois de sua morte ainda naquele mesmo ano. Sobre o conteúdo... bem, alguns participantes do roubo falaram – depois da Anistia - em 2,5 milhões de dólares, a família em “só documentos”. Adhemar, entre outras coisas, era o dono da fábrica de chocolates Lacta.