quinta-feira, 10 de novembro de 2011

#Grafite #ArteNaRua Bairro La Boca - Buenos Aires Argentina


Esta imagem foi feita na comemoração do meu aniversário, no ano passado em Buenos Aires. O desenho não é um grafite como os colocados anteriormente, aqui tem um conteúdo político forte, um alerta sobre o desejo de que o passado sirva de aprendizado e não volte. Tem alguns outros desenhos a volta. No entanto, pra mim, que me dedico a estudar o período da Ditadura Militar no Brasil, que é a mesma época em que os países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile também passavam por esta tenebrosa experiência, o alerta pintado no muro (se não me falha a memória do estádio do Boca, mas posso estar errada) é o mais belo e marcante.
Fiquei encantada por perceber em vários lugares a intenção latente de não deixar o período da ditadura cair no esquecimento. São as mães da Praça de Mayo, são os monumentos com nomes de desaparecidos e mortos, são os desenhos nos muros da cidade. Não há intenção alguma daquele povo de deixar cair no esquecimento o sumiço dos seus entes e a brutalidade do Estado na tentativa de conter. Na tentativa absurda de conter o povo no seu direito sagrado de questionar e criticar seus representantes.
O Brasil bem poderia tomar este exemplo, quem sabe, ainda há tempo. O que não podemos é achar normal os corruptos no poder e os denunciantes ter de se exilar fora do país ou sofrer atentados e até ter suas mortes sem punição.

Nenhum comentário: